Illustrator

Para quem trabalha ou deseja entrar no mercado de criações gráficas, o curso de Illustrator da Cadritech | DRC é a pedida certa para se tornar O Illustrator é um software de ilustração vetorial e possui poderosas ferramentas para publicar criações gráficas com eficiência, tanto na Web como em material impresso. Com o Illustrator é possível produzir gráficos para Web, utilizando opções de fatiamento e ferramentas de distorção dinâmicas.

Objetivo

O objetivo do curso de Illustrator da Cadritech | DRC é capacitar o aluno a criar ilustrações, logotipos, embalagens ou plantas utilizando tecnologia vetorial de precisão e manipular objetos modificando sua estrutura. No curso de Illustrator é possível criar efeitos de alto impacto visual simulando luzes e sombra, volumes e texturas, gerando imagens compactadas para a web, para animações, edição de vídeo ou saída de material impresso.

Pré-requisito

Conhecimentos básicos em sistema operacional Windows ou Mac OS X.

Carga Horária

40 horas.

A quem se destina

O curso de Illustrator da Cadritech | DRC, destina-se a criativos do mercado de comunicação: Publicitários Ilustradores, web designers, artistas gráficos, editores de vídeo.

Introdução aos Tipos de Imagem
  • Conhecendo a diferença entre Bitmap e Vetor;
  • Arquivo Vetoriais: AI, AIT, PDF, SVG;
Teoria das Cores
  • Diferenças dos modos de cores: RGB, CMYK, HSB, e as escalas Pantone;
  • Quando criar documentos CMYK ou RGB;
Interface
  • Apresentação da interface do software;
  • Menu, Ferramentas e Paletas;
  • Recursos de precisão: Modos de visualização, Réguas, Guias, Gride;
  • Organização espacial e métodos de visualização;
  • Uso adequado das ferramentas;
  • Criação de teclas de atalhos;
Artboard
  • Configuração do documento;
  • O Illustrator não é um software de paginação;
  • Indicação de páginas (Artboard);
  • Mudanças das configurações do documento:
  • Tamanho e orientação das páginas;
Criação e Edição de Formas e linhas
  • Editando as ferramentas de criação de formas geométricas.
  • Ferramentas de seleção e edição;
  • Ferramentas de construção de linhas e objetos baseados em linhas simples: arco, linha, espiral.
Desenho Vetorial
  • Curva de bézier, como construir curvas precisas;
  • Pontos âncora e hastes de contato;
  • Criação de ilustração com poucos pontos.
  • Formas abertas x formas fechadas;
  • Edição dos vetores,quando usar Expand/ Expand Appearance;
Preenchimento e traço
  • Editando traços: Espessura, tipos de junção, pontilhados, estilo de fio e acabamento de ponteiras;
  • União de pontos abertos, através das ferramentas join/ average;
  • Características do traçado;
  • Transformando linha em objeto;
Combinando Objetos
  • Combinando objetos através da paleta pathfinder: adição, subtração, exclusão e intersecção em objetos.
Layers
  • Entendendo o conceito de camadas: Layers e Sub-layers.
  • Reposicionando objetos entre camadas.
Ferramentas de Edição de Cores
  • Trocando o modo de cores durante um projeto;
  • Salvando cores na paleta swatches;
  • Busca de biblioteca de cores específicas como escalas pantone, spot, global ou web colors;
  • Editando cores através do menu edição de cores e da ferramenta Guia de Cores;
  • Uso da ferramenta recolor artwork
Efeitos de Luz e Sombra
  • Aplicação de transparência em objetos;
  • Transparências e modos de mesclagem em sobreposição de objetos;
  • Uso da ferramenta Flare: edição da ferramenta;
Distorção de objetos
  • Uso adequado da ferramenta que permite a manipulação e distorção de vetores
Máscaras
  • Máscaras editáveis, explorando sua capacidade compreendendo seu conceito e função.
  • Uso avançado de Máscara de Transparência;
  • Uso do modo de isolamento
Precisão
  • Uso das réguas;
  • Movimentando e duplicando objetos, inserindo dados de posicionamento;
  • Rotação/Escala/Distorção;
  • Alinhamento e distribuição entre objetos;
  • Unindo ou separando traços;
  • Cortando objetos;
  • Funcionamento da ferramenta Transform
Swatches
  • Uso de estilos e Swatches das bibliotecas dos softwares;
  • Uso de bibliotecas de cores, degradês, padrões de repetição;
Símbolos
  • Transformando objeto em símbolo e símbolo em objeto;
  • Editando os símbolos através da ferramenta Spray
Preenchimento Complexos
  • Blends para efeitos de volume;
  • Opções de Blend, baseado em contorno, distância ou volume;
  • Blend aplicado a preenchimento x contornos;
  • Blend aplicado a símbolos
Mesh
  • Uso adequado da técnica de criação de luz e sombra através do Mesh
  • Manipulação dos pontos de controle
  • Como editar as curvas e direcionar ponto de luz
  • Uso adequado de cores no Mesh
  • Aplicação de Gradiente e Mesh
  • Objeto com malha automática
  • Selecionando pontos através da varinha mágica
  • Técnica Avançada de Mesh:
  • Convertendo gradiente em Mesh, quando usar essa técnica
  • Editando Mesh
  • Apagando um ponto da malha
  • Retirando Mesh de uma peça
Pincéis
  • Aplicação de pincéis através da biblioteca do software;
  • Editando pincéis da própria biblioteca;
  • Criando pincéis baseado nas categorias: caligráfico, aleatório, artístico, cerdas
  • suaves, pinceis de padrão
Composições com Texto
  • Como usar texto corretamente no Illustrator;
  • Criando e editando texto;
  • Aplicação de texto a curva e suas configurações;
  • Criando bloco de textos, trabalhando com texto em colunas;
  • Uso de Glyphs;
  • Efeitos aplicáveis a texto;
  • Tabulação de Texto;
  • Convertendo textos em curvas editáveis.
Incorporação de imagens ou arquivos
  • Como incorporar imagens ou arquivos a partir de um link.
  • Uso de imagens com fundo transparente; PSD, TIFF
Vetorização Automática
  • Utilização da ferramenta Live Trace e Live Paint, como utilizar seus recursos avançados;
  • Entendendo as pré-configurações da ferramenta;
  • Uso da imagem adequada no trace, tratamento de imagens no Photoshop para aplicação do Trace;
  • Quais melhores imagens para serem trabalhadas nesse modo;
  • Como configurar a ferramenta.
Gráficos
  • Uso de Gráficos
  • Configurações
  • Uso de símbolos nos gráficos
Appearance
  • Avançado recurso de edição de propriedades de objetos multiplicando suas capacidades relacionadas a traço e preenchimento;
  • Aplicação de Efeitos através da ferramenta Appearance;
  • Uso correto da Ferramenta Appearance;
Efeitos e Estilos gráficos
  • Uso adequado dos efeitos, quando e como usar;
  • Entender a funcionalidade da paleta Apperance;
  • Uso de efeitos RGB em documentos CMYK;
  • Criar e editar estilos gráficos;
  • Principais Efeitos;
  • Estilos Gráficos com texturas;
  • Conhecendo as ferramentas de efeitos especiais;
Envelope
  • Uso avançado da ferramenta envelope para criar novos objetos;
  • Criação de envelope através de malha interativa;
  • Distorção através de formas prontas;
  • Aplicação de efeitos de envelope a texto.
Ferramentas de Produtividade
  • Quando criar ações para automatizar tarefas;
  • Uso avançado das linhas guias;
  • Aplicação das linhas inteligentes;
  • Configurações de linhas guias, rotação e transformação;
  • Transformando objetos em linhas guias e vice-versa.
Técnica de Rapport
  • Criando estampas através de Pattern com aplicação da técnica de Rapport.
Ferramenta de Perspectiva
  • Utilizando o Perspective Grid para criação e edição de objetos.
3D
  • Ilustrações simples com simulação de efeitos; volumétricos em três dimensões;
  • Efeitos de relevos em textos;
  • Uso do 3D para ilustrações;
  • 3D e efeitos de luzes e preenchimento.

.unidades

11 3318 4888

Unidade Santa Cruz

Rua Santa Cruz, 231 • Vila Mariana, São Paulo - SP, 04121-000

ônibus

metro 5min

café

auditório

11 3318 4888

Unidade Vila Mariana

Rua Dr. Alvaro Alvim, 146 • Vila Mariana, São Paulo - SP, 04018-010

ônibus

metro 5min

café

11 3318 4888

Unidade Tatuapé/Carrão

Rua Serra de Botucatu, 878 • Vila Gomes Cardim, São Paulo - SP, 03178-200

ônibus

metro 5min

café

auditório